terça-feira, 12 de outubro de 2010

Suspensão - Motocross X Mountain Bike (Geek Talk)






Garfo de Motocross
Garfo de Mountain Bike



Antes de começar a falar de suspensão quero deixar claro para quem não me conheçe que eu não sou Engenheiro e todo e qualquer detalhe tecnico mencionado nesse artigo reflete minha opnião pessoal e é totalmente baseado em observação.

Nos ultimos anos suspensão de bicicletas evoluirão muito e estão cada mais parecidas com o design das suspensões de motocross principalmente quando estamos falando de bicicletas de downhill. Claro que a suspensão de uma moto de cross é e sempre será maior e mais pesada.

Além de visualmente parcidas as suspensões de moto e bike tambem compartilham o design de muitas partes externas. Sendo que as melhores suspensões de mountain bike hoje possuem basicamente os mesmos sistemas de valvulas hidraulicas encontrados na suspensão de uma moto de cross.

Bom, se basicamente os amortecedores de bicicleta estão evoluindo para serem cadas vez mais parecido com os de moto a questão é "Por que não usar a mesma suspensão de moto em uma bicicleta?".

Depois de muito pensar e comparar alguns dos designs cheguei a algumas conclusões. Para explicar o que observei vou dividir em duas partes:

1) Suspensão dianteira (Garfo)

As principais diferenças entre um garfo de moto e um garfo de bike são feitas para tornar o garfo da bike mais leve.

Em um garfo de moto cada uma das bengalas são identicas em funcionamento, cada uma possui uma mola e um sistema de amortecedor a óleo e ar.

Já falando de bicicleta  (não posso generalizar pois não conheço todas as marcas e modelos) o garfo Boxxer da marca RockShox funciona pois esse é um dos garfos mais populares entre as bicicletas de downhill hoje (que por acaso é o garfo que tenho na minha bike).

O Boxxer possui basicamente as mesmas partes funcionais de um garfo de motocross a parte interessante é que cada uma das bengalas funcionam de forma diferente:
- A bengala do lado esquerdo possui a mola (que no caso do Boxxer pode ser tanto espiral como a ar dependendo do modelo).
- A bengala do lado esquerdo possui o sistema de amortecedor a óleo com as regulagens de compressão e retorno.

Esse design de cada bengala ter uma função diferente possibilita o garfo ser muito mais leve e manter os benefícios de um sistema sofisticado de amortecedor.

2) Suspensão traseira (Amortecedor e Geometria)


A suspensão traseira consiste basicamente de 2 partes:

2.1) O Amortecedor

Em geral o amortecedor de mountain bike é muito igual a um amortecedor de Motocross tendo como diferença principal tamanho e peso reduzido.

2.2) Balança da suspensão 

A maioria (Se não em todas) das motos de cross usam o design the balança traseira "Pro-Link" que no caso do motocross está mais do que provado funcionar de forma eficiente. Já quando estamos falando de bicicletas os engenheiros ainda não "descobriram a formula mágica" da balança e por esse motivo cada marca tem um design diferente e em muitos casos mudam drasticamente a cada ano.


A dificuldade em criar um sistema perfeito para a suspensão traseira de bicicletas está diretamente relacionado ao sistema de propulsão (o corpo humano) dois dos principais problemas que os engenheiros estão tentando resolver são:

- Pedal Bob - a cada volta no pedal da bicicleta o peso do piloto movimenta verticalmente assionando a suspensão da bicicleta e perdendo energia durante o processo.

- Pedal Feedback - quando a suspensão traseira é comprimida a distância entre a coroa e a catraca da bicicleta diminue forçando o pedal a mover para uma posição diferente.

Outro fator que também contribui para o desacordo entre os engeneiros é a idade do esporte. Mountain Bike downhill é um esporte novo e as bicicletas para o esporte começaram a ser desenvolvidas somente de uns 8 anos. Por esse motivo eu acredito que em mais uns 10 anos teremos um padrão que a maioria das grandes marcas estarão seguindo.

Ou não ...

5 comentários:

  1. A inteligência, curiosidade e observação sempre foram seus pontos fortes...:) Será que sou suspeita pra falar??? hehehe

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  2. Gostei do texto. Não podia ficar sem comentar. Vou atualizar um pouco sobre as novidades das suspensões de motocross. A Kawasaki acabou de lançar a KX 250F 2011 com o garfo "inovador", de um lado só a mola e do outro o óleo. Essa configuração já e utilizada nas street, mas parece que nunca foi utilizada no motocross, vamos ver o que vai dar. Com relação a suspensão traseira a KTM era a única que não utilizava aquele sistema de link, o amortecedor era direto na balança. Porém nos modelos 2011, inclusive no novíssimo SX 350F, estão presentes os links. Segundo as revistas especializadas o link melhora a performance da suspensão nos pequenos buracos. Ah, se você quiser mandar uma Marzochi dessa ai será muito bem recebida. Ontem andei em uma moto com suspensão Ohlins, é um sonho.

    Abraço,

    IGOR

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  3. Valeu pelo update Igor. Então quer dizer que não tem diferença entre a suspensão dianteira de uma KX e da minha bicicleta... interessante...

    Ahhh e falando no garfo Marzochi da foto eu tenho um sobrando aki em casa. É o original que veio na minha bike mas acho que não funcionaria bem na sua CR não :D

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  4. Assim que li seu post, mesmo que velho (2010) não pude deixar de comentar tendo em vista que estou comentando quase 2 anos depois... Estamos a beira de 2012, faltam algumas horas...

    Sou um felizardo que tem uma CRF450 e uma Gios 4Freaks com suspa R-One, claro que a R-One é infinitamente inferior a Rock-Shox mas levando em conta que ela tem 200mm de curso, pouco menos que as bengalas invertidas da CRF (240mm) ainda acho que a suspensão das bikes precisam evoluir tremendamente... Sinto uma grande diferença entre os kicks das suspensões... Isso se deve ao peso que está em cima delas, da CRF é infinitamente maior... Porém quando regulo minha R-One para parecer uma supensão maria mole, os kicks ficam mais leves e o curso de 200mm fica muito curto, atingindo as canelas da supensão. Isso já não acontece com a bengala da CRF, mesmo mole, o curso é duravel, não há um limitador você sente que o curso é suficiente!

    Obs CRF450 2005 com suspensão Showa2008

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  5. se na minha bike coubesse aquela da marzocchi da moto ai serria ha bike ...

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