segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mustang 2011 3.7L

Mustang 2011 V6

Meu Mustang antigo tinha um motor de V8 de 4.7L com 312HP no ano de 2011 a Ford lançou o Mustang com novo motor e nova transmissão.

O novo Mustang V6 agora vem com um motor de 3.7L com bloco de aluminio e controle de valvula variável controlado por computador. Esse novo motor no produz 305HP e de acordo com a ford é o motor mais economico do mercado acima de 300HP.

A outra opção do Mustang é um impressionante motor V8 de 5 litros e 415HP . Nessa matéria estou avaliando o motor V6 por isso não entrarei em muitos detalhes sobre o motor V8.

Juntamente com o motor de 3.7L a Ford também está lançando uma nova transmissão de 6 marchas e diferencial autoblocante de série para todos os Mustangs. De acordo com fontes não oficiais essa combinação de motor cambio e diferencial acelera o mustang de 0 a 100 km/h em aproximadamente 5.9 segundos!

O Mustang foi primeiro lançado nos Estados Unidos e demorou um pouco até chegar no Canadá, assim que o novo 3.7 chegou em Vancouver fui em na concesionária Ford para fazer um test-drive. Quando cheguei lá eles só tinham um V6 cinza e com cambio manual, o carro tinha chegado na concessionária a menos de uma semana.

Conversei um pouco com o vendedor e saimos para fazer um test-drive. Logo de cara notei que a posição de pilotagem era bem parecida com o do meu V8  e a suspensão um pouco mais macia (o meu V8 era rebaixado). Fora isso o câmbio era preciso e torque era bom.

Após muita conversa com o vendedor eles levaram meu carro para fazer uma avaliação e chegamos a uma negociação, dei meu V8 de entrada e saí de lá dirigindo o Mustang 2011 "zero bala". A Wangy (minha esposa) nem sabia que eu tinha ido ver o carro e assim que saí de lá liguei pra ela mas ela nem acreditou ela disse "- Você não nem doido ..."

Hoje já tem mais ou menos um ano que troquei de carro e por esse motivo resolvi postar essa avaliação de longo termo.

Visualmente o Mustang 2011 é praticamente identico ao Mustang 2010 e é basicamente uma versão mais refinada do Mustang 2005-2009 (meu antigo v8 era ano 2005). Meu novo carro é o modelo basico V6 com cambio manual de 6 marchas.

Os bancos são confortáveis e mantem você no lugar nas curvas mais fechadas. O painel é bem acabado e não é sobre-carregado com muitas funções. Os pedais são bem centrados o volante é confortável e a alavanca de cambio é proxima ao banco do motorista facilitando as mudanças de marcha.

Meu carro antigo parecia e dirigia como um carro de corrida, suspensão rebaixada e firme, dirreção rapida e direta, pintura branca com faixas de rally preta e aerofolio "pregado" na tampa do porta-malas.

O novo V6 é mais disfarçado, não tem aerofólio, a suspensão é mais alta e macia o que torna a direção mais suáve e "confortável" e a cor do carro é cinza.

Em termos de performance o Mustang tem um "defeito" que todas as revistam sempre "falam mau" o defeito é a suspensão traseira. O Mustang usa um design de suspensão de eixo rigido enquanto os carros esportivos modernos usam design de suspensão independente.

Teóricamente a suspensão de eixo rigido torna a traseira do carro mais "viva" fazendo o carro sair de traseira em curvas irregulares.

Na prática eu acho que isso não faz diferença nenhuma, o carro usa roda de 17 polegadas e pneus largos, para chegar ao limite de tração do carro você teria que entrar na curva muito mais rápido do que é praticamente possivél na rua (em uma pista de corrida talvez).

O famoso motor 3.7 é muito bom mas tem um problema, o torque em baixa rotação é bom mas entre 1.900 - 2.400 RPM ele tem um buraco bem notável na curva de torque. Depois de 2.500 RPM ele te "gruda" no banco e é só alegria.

O cambio de 6 marchas é muito bom, mas talvez o carro pudesse usar um deferencial mais reduzido. a sexta marcha é um pouco muito alta e na estrada força você a reduzir para quinta marcha muito frequente. Esse diferencial mais alongado é o série mas a Ford também oferece um diferencial reduzido como opcional.

Resumindo, novo Mustang V6 é um carro "comportado" que quando "puxado" forte se transforma em um carro esportivo estável e previsível.

Uma coisa boa de qualquer Mustang é que é um carro muito fácil de "tunar", e aqui estão algumas modificações que eu gostaria de fazer no meu Mustang:
  • Rodas 18 polegadas - com rodas mais largas na traseira.
  • Faixas de Rally - duas faixas pretas sobre o teto do carro.
  • Escapamento Magnaflow - escapamento complete desde o coletor. Esse escapamento alem de mudar o barulho também aumenta a potencia do carro. 
  • Filtro de ar esportivo - muda o barulho quando aceleta e ajuda com o consumo de combustivel e potencia.
  • Kit de suspensão rebaixada (molas de corrida) - rebaixa o carro e tornando-o mais firme e a direção mais direta (meu carro antigo tinha essa suspensão).
  • Flash Tunner - você troca o chip do computador central por um chip programável e com um computador de mão você pode customizar injeção, abertura de valvula, e vários outros parametros para tornar o carro mais potente, mais econômico, potência em alta ou em baixa. Juntamente com o no filtro de ar essa nova programação pode aumentar a potência do carro em até 30HP usando com a gasolina de 91 octanas. (as programações são feitas pela fabrica e você só escolhe qual você quer usar).

Algum dia eu vou fazer essas modificações? provavelmente não ... mas é bom conhecer o potencial do carro.

2 comentários:

  1. parabens, interessante seu teste....
    vc gostou mais do motor novo 3.7 ou do seu antigo 4.6 v8, que hoje tem a mesma potencia?

    ResponderExcluir
  2. @johnnyburanelo - Eu gosto mais do carro novo, os principais motivos são:
    1) Nova transmissão de 6 marchas.
    2) diferencial auto-blocante de série.
    3) Esse motor V6 é bem mais economico que o antigo V8.

    A única vantagem que eu vejo no antigo V8 é que ele tem mais torque em baixa, mas depois que o V6 passa dos 2.500RPM tb vira um canhão.

    ResponderExcluir