sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fiat 500

Testand o rack the bike antes da viagem

1 de Agosto 2011 - Fim de semana prolongado na provincia de BC. Saimos de Vancouver e fomos passar o fim de semana em Kamloops.

Alguns dias antes de sair para a viajem recebi uma mensagem pela internet de um menino que mora em Kamloops e está querendo comprar a bicicleta que eu estava vendendo. Combinei tudo certinho, mandamos instalar um engate para o rack de bicicleta no carro da Wangy e seguimos viagem.

"Fiat 500, motor multi-air 1.4 (101hp) e cambio automatizado de 6 marchas. A bicicleta que estavamos levando é uma bicicleta de downhill que pesa em torno de 20kg (relativamente pesada)."

Acordamos cedo, carregamos o carro com bicicleta e bagagem, ligamos e GPS e pegamos a estrada. Na ida a estrada estava bastante movimentada mas o transito estava fluindo em velocidade boa (em torno de 100-110km/h).

No painel no carro tem um botão para acionar o modo "sport" , basicamente esse botão muda o ponto de troca de marcha e deixa a direção do carro mais firme. Na estrada a direção mais firme ajuda bastante porém com o cambio no automático o carro reduz marchas em qualquer acelerada um pouco mais forte. A solução é usar modo "sport" com cambio no manual.

No plano com o cambio no manual em 6ª marcha o matem a velocidade de 110km/h sem problema algum mantendo o consumo de combustível bem baixo (de acordo com o computador em torno de 20km/l).

Na viagem de ida notei que o carro balançava um pouco a trazeira nas curvas mais fechadas exigindo um toque mais delicado na direção, nada muito grave mas deu pra sentir que com uma pilotagem mais agressiva ele deve sair de um pouco de traseira.

A distância total de Vancouver para Kamloops é um pouco menos de 400 Km e completamos a viagem em pouco menos de 4 horas e consumo médio foi de 16.6km/l.

Passamos 3 dias em Kamloops, andamos bastante pela cidade, todo lugar que passamos alguem ficava olhando para o carro e/ou nos parava para perguntar alguma sobre ele, Fiat 500 pode não ser um carro esportivo mas tem um desgin elegante e chama bastante atenção na rua principalmente pelo fato de ser um Fiat.

"A marca Fiat parou de vender carros na america do norte em 1984 e só voltou para o mercado novamente no ano de 2011 após fechar uma parceria com a Chrysler. O Fiat 500 está sendo produzido em uma fabrica da Chrysler no Mexico e vendido no Estados Unidos e Canadá. Seu principal competidor de mercado é o Mini Cooper"

Na viagem de volta já tinha vendido a bicicleta, desmontei o rack e coloquei dentro do porta-malas, notei que sem a bicicleta o carro estava se comportanto bem melhor nas curvas, ainda dava para sentir a traseira um pouco leve mas a impressão era de ela estar mais plantada no chão. A viagem de volta demorou um pouco mais por causa de um emgarrafamento que pegamos próximo a Vancouver. Mesmo com esse engarrafamente o consumo de combustivel continuou o mesmo da viagem de ida, talvez pelo fato de o carro estar 20 kilos mais leve.

Minhas impressão final do carro é que o Fiat 500 é um carro pequeno com potência suficiente para cidade ou estrada, fácil de dirigir, agil e divertido mas não é um carro esportivo. Os bancos são confortáveis o som é exelente e o espaço interno é suficiente (pelo menos nos bancos da frente).

O rack de bicicleta é muito útil e pratico mas pelo fato do carro ser pequeno o rack muda bastante a dinamica do carro principalmente quando dirigindo na estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário