quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ponto de Frenagem

Voltando para casa depois da trilha

Tem mais ou menos um mês que comprei minha nova bike. Desde o primeiro dia que andei na bicicleta notei que agora posso confiar muito mais na suspensão e freios comparado com a bicicleta antiga. Em geral mudei um pouco minha posição de pilotagem posicionando o peso mais na roda traseira, aliviando a pressão dos braços e andando mais relaxado.

Pelo fato de estar andando mais relaxado na bike comecei a prestar mais atenção em outros detalhes e precebí que estava perdendo muita velô nas curvas tendo que pedalar bastante na saída da curva para recuperar a velocidade. Parei na trilha algumas vêzes e tentei a mesma curva freiando de formas diferente.

Após treinar várias vêzes a mesma curva percebi que o problema não era com o "tanto" que eu estava freiando mas sim com a forma. Basicamente eu estava freiando usando técnica do motocross, antes da curva freiando em linha reta o mais tarde possivel e freiando forte usando bastante freio dianteiro. O problema com esse estilo de frenagem na bicicleta é que quando você entra na curva você não tem o acelerador posicionar a roda traseira e ganhar velocidade para a saída de curva. A solução para esse problema parace ser freiar um pouco menos e no final da frenagem usar o freio traseiro para jogar a bike de lado "grudando" na parede e usando a suspensão para empurar a bike para fora da curva.

Minha posição e técnica ainda não estão perfeitas mas percebí que já melhorou bastante, agora é só continuar treinando e procurar mais algum outro detalhe para melhorar.

Um comentário:

  1. É isso aí... Gostei da parte "agora mais relaxado", percebo que esse esporte tá te fazendo muito bem! Adoro ler o que vc escreve, parece que estou ouvindo vc falar... :)

    ResponderExcluir