segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Meu Primeiro "American Muscle Car"


Sempre gostei de carros, motos e mecânica em geral, quando criança carri de kart (acompanhando meu pai) e depois por volta de 14 anos comecei a correr de motocross continuando até um pouco antes de entrar na faculdade.
Meu pai sempre teve bons carros e quando comecei a dirigir tive oportunidade de andar nos melhores carros nacionais da epoca, apesar de isso ter sido muito bom sempre ouvia meu pai dizer de quando ele morava em Goiania que meu vô tinha um "Dodge Charger RT" com motor V8 e tração traseira. Infelizmente esse tipo de carro não existe mais no Brasil. Os unicos carros disponiveis com tração traseira e motores com mais de 4 cilindros são caminhonetes.
Quando eu morava no Brasil sempre assistia programas de carro na TV por assinatura, programas de restauração e/ou customização de carros como: Ford Mustang, Dodge Challenger, Chevrolet Camaro e outros que nunca foram vendidos no Brasil.
Esses carros são popularmente conhecidos como "Muscle Cars" (Carros musculosos). Um "Muscle Car" é basicamente um carro "simples" com um motor grande e potente. Normalmente esses carros não são muito bons de curva e talvez não muito estáveis nem mesmo nas retas mas (principalmente os mais antigos) ... O que importa mesmo é que o motor e um V8!
Um dos únicos "Muscle Cars" que sobreviveu aos anos sem nunca sair de produção é o Ford Mustang. Em 2005 a Ford lançou um novo modelo de mustang com um design moderno baseado nos modelos antigos (especialmente modelo do ano de 1978) Esse modelo continuou em produção até 2009 quando a carroceria sofreu uma restilização continuando basicamente com a mesma mecânica.
Ano passado "apareceu" um Mustang na vitrine de uma garagem no meu caminho do trabalho pra casa. Um carro branco com duas faixas pretas (carro da foto acima). Namorei esse carro na vitrine por muitos dias até que um dia resolvi parar na garagem para perguntar sobre o preço, para meu espanto o carro não era tão carro quanto eu imaginava e o dono da loja ofereceu para que eu fizesse um test drive. 
Sai para um test drive no carro, estava choviscando na hora e o carro estava com os pneus meio carecas, conheço o Mustang pela reputação de não ser muito bom de curva, fiquei meio "assustado" mas não podia recusar de sair para testar o carro.
Esse Mustang era ano 2005 da versão GT que tem um motor V8 de 4.7L com 300HP e cambio automático. Esse carro é muito mais potencia que qualquer outro que eu já tinha dirigido até então. Sai devagar em uma rua relativamente movimentada, a primeira coisa que notei é como carro é grande, o carro é bastante largo, o banco é relativamente baixo e a visibilidade pelos vidros não é lá essas coisas, fora isso os bancos eram confortaveis de couro com regulagem elétrica e o interior relativamente luxuoso (principalmente se comparado os padrões Brasileiros).
Depois de andar alguns quarteirões em nessa rua movimentada virei em uma esquina para uma rua deserta foi aí que resolvi testar o pedal do acelerador, como o carro tinha muita potencia fui moderado e pisei com cuidado. O carro respondeu reduzindo uma marcha, pressionando minha costa contra o banco do motorista e modificando minha expressão facial com um sorriso. Depois disso virei uma esquina propositalmente devagar para que eu pudesse acelera novamente com o carro praticamente parado. Dessa vez fui um pouco mais generoso ao acionar o acelerador e fui surpreendido com o carro saindo de traseira forçando me a tirar o pé na mesma hora. Fiquei assustado e levei o carro de volta para a loja cuidadosamente.
Conversei com o dono da loja e fale que ia chegar se consegueria um crédito de financiamento com o banco e depois falaria com ele. Na verdade o que se passava na minha cabeça era o fato de o carro ter saido de traseira tão fácil, eu pensava assim: "Dirigir essa coisa no inverno vai ser suicidio!"
Quando voltei para casa pesquisei um pouco na Internet e descobri que todos os modelos de Mustang modernos são equipados com controle de tração e freio ABS e que na verdade se eu tivesse continuado com o pé no acelerador ele teria acionado os freios traseiros para controlar a derrapagem, outro fato que eu já sabia antes de sair com o carro era que o carro estava com pneus praticamente carecas o que facilitou bem para ele sair de traseira. 
Depois de descobrir isso fui banco fiz o financiamente e comprei o carro, negociei com a loja para que entregasse com pneus novos, a loja encomendou os pneus que ainda levariam alguns dias para serem entregues então eu resolvi levar o carro como estava e voltar para trocar os peneus depois.
Depois de o primeiro dia com o carro aprendi que ele realmente não era tão imprevisível como eu achei, o controle de tração realmente funciona bem e para a minha surpresa o carro é ótimo de curva os pneus largos, carroceria larga, suspensão rebaixada e firme dão uma estabilidade que eu nunca tinha visto em nenhum carro.
Apesar do motorzão uma outra coisa que eu estava bastante empolgado era o fato de o carro ser tração traseira, tração traseira significa que você pode fazer zerinho e curvas derrapando a traseira (Drift). No primeiro fim de semana com o carro tive que ir no escritorio a noite para arrumar um servidor, fui feliz só para poder andar de carro novo. Cheguei lá resolvi o que tinha de resolver e estava voltando para casa por volta das 10 horas da noite.
Na saída do escritório parei em um sinal de trânsito, depois do sinal eu ia virar para a esquerda em uma rua larga de 3 pistas, ao lado de fora da pista tinha um gramado grande e as ruas estavam desertas, o tempo estava chuvoso e carro ainda estava com os pneus carecas. Foi aí que eu tive uma "ótima" ideia: "Vou desligar o control de tração e fazer essa curva com o carro saindo de traseira!". Na minha cabeça estava bem claro o que eu tinha que fazer: "Saio devagar quando for entrar na curva viro o volante e dou gás, assim que o carro sair de traseira tiro o pé e controlo no acelerador". Plano "perfeito" quando o sinal abriu olhei bem para os lados e procegui como "programado". Bom ... a esse ponto vocês já devem imaginar o que aconteceu ... assim que entrei na curva "dei gás" o carro rodou e eu fiquei parado no meio da rua virado para a contra mão, a rodada foi tão rapida que o motor do carro apagou. Eu religuei o carro e voltei para casa bem devagarzinho até o dia que troquei os pneus e depois disso nunca mais tentei fazer curvas saindo de traseira...


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