terça-feira, 16 de novembro de 2010

Gearbox Bike



Depois dos comentários do Igor no post anterior resolvi pesquisar um pouco mais sobre a caixa de cambio usado "naquela bicicleta".

Descobri que o caixa de cambio é feito por uma empresa chamada "Universal Transmissions" e é chamada Gboxx2.

Basicamente a caixa de cambio é formada por 7 conjutos de "coroa" e "pinhão" conectados por pequenas correntes. Cada conjunto de coroa/pinhão é montado em um eixo que conecta ao eixo do pedal por um tipo de "embreagem" acionada por imã. (não é realmente uma embreagem pois ela não "patina" pelo eixo mas não sei exatamente como chamar esse sistema então para facilitar vou chamar de embreagem)

A troca de marchas é acionada por 2 cabos conectados nas laterais da caixa de cambio, os cabos movimentam um eixo interno que contém um imã que quando movimentado lateralmente "desengata" a marcha selecionada e "engata" a proxima marcha sequencialmente. (o video abaixo ilusta bem o conceito)



Essa bicicleta não é o primeiro projecto de bicicleta com esse tipo de transmissão. Na verdade a primeira bicicleta desse tipo que eu vi na internet é um projecto da Honda de 2003 o nome da bicicleta é RN01. Por motivos obvios esse eu acredito que essa é a bicicleta mais pareceida com uma moto de cross já projetada. Veja algumas fotos de peguei dessa bike na internet (para ver a foto maior é só clicar)

Pelo que lí na internet a Honda participou do campeonato mundial de downhill de 2003 a 2007. "Diz a lenda que" nos primeiros prototipos a caixa de cambio era mais complexa mas depois eles decidiram mudar pois o design era muito complexo e seria muito caro para produzir em massa. O segundo design da caixa de transmissão era basicamente um sistema convencional de marchas de bicicleta fechado dentro de uma caixa central (A ultima foto ilustra esse sistema)

Em outro website eu "ouvi dizer" que na verdade a honda espalhou o rumor de que dentro da caixa de transmissão tinha um sistema comum de marchas para que o design verdadeiro não fosse copiado. Diz-se até que para proteger o design da caixa de transmissão a honda desmontava a caixa de transmissão da bicicleta e transportava separadamente para proteger o "segredo" do design. Vai saber qual é a verdade...









2 comentários:

  1. Acho que eu tinha razão nos meus comentários. Viu como o design do quadro da bike Honda é diferente. É praticamente igual a uma moto de cross. Na minha opinião não tem como fugir disso não. Achei essa bike muito legal, muito bem feita e muito bonita, a única coisa que mudaria seria o paralama dianteiro.
    Esses câmbios também são muito interessantes. Não sei qual eu gostei mais: a embreagem de imã ou câmbio automático de lego.
    Estava viajando e tava sem net, continua postando ai que vou continuar comentando.

    Abraço.

    IGOR

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  2. é eletrica?
    fabio
    28/11/11

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